34 Flares Twitter 0 Facebook 34 34 Flares ×

Todo dia é dia de valorizar e demonstrar seu amor por seu cônjuge

Há muitas formas de dizer EU TE AMO e como diria o Dr. Edwin Cole, “tudo o que você valoriza aumenta de valor”.

Valorizar implica investir tempo, planejamento e até mesmo dinheiro. Significa que para algo, no caso a pessoa que você ama, sentir que seu valor está aumentando aos seus olhos, ela precisa se tornar uma prioridade mais alta para você tanto no quesito tempo, quanto em planejamento e dinheiro.

 

Planeje como demonstrar seu amor através das atitudes

Algumas perguntas são cruciais. Você precisa pensar o que fazer? Como fazer? Onde fazer? Porque fazer?

Você vai precisar definir o dia e a hora?

Se tem filhos, vai precisar decidir com quem deixar as crianças, mesmo que isso envolva contratar uma baba ou deixar com os avós ou tios.

Será uma surpresa ou será algo combinado com antecedência entre os dois?

Todo planejamento exige uma visão macro, mas também que você pense nos detalhes.

 

O que você espera ao demonstrar seu amor através das atitudes?

Seu objetivo deveria ser exclusivamente:

Fazer com que ela se sinta especial, valorizada. A pessoa mais importante do mundo

 

Para isso, uma pergunta é crucial: O que você fará de excepcional que será o seu fator UAU!

Este fator UAU! não necessariamente tem que ser uma anel de brilhantes, uma bolsa ou acessório de marca cara ou um carro zero, apesar delas gostarem muito destas coisas. Nem tão pouco um celular de ultima geração, ou qualquer outro aparelho tecnológico moderno como eles gostam tanto.

O fator UAU! pode ser algo que surpreenda seu e demonstre seu amor.

 

Algumas dicas para você demonstrar seu amor através das atitudes:

1. Cineminha a dois

Para alguns casais uma sessão de cinema está no topo da lista dos desejos por que quase não tem tempo juntos a sós. Sempre estão em atividades envolvendo os filhos ou outros amigos.

Escolha um horário adequado, um filme que atenda os gostos dos dois (a maioria das mulheres gosta de comédias românticas), planeje com quem deixar os filhos.

 

2. Jantar romântico

Quanto tempo faz que vocês não curtem um jantar especial a dois. Neste caso, há duas opções:

a. Jantar fora.

Se você tem condições, faça reserva num restaurante especial, mas não gaste seu salário todo nesta noite, apesar não haver investimento com maior rentabilidade que investir em seu próprio relacionamento.

Prepare-se primeiro. Marque um horário para buscá-la. Saia para abastecer o carro e fazer uma horinha fora de cara. Dê um tempo para ela se arrumar com calma, e volte para buscá-la. Não se irrite se ela se atrasar um pouco. Acredite! Sua paciência também demonstra amor e valorização por ela. Quando a vir, elogie o cabelo, a roupa e se for o caso, até os sapatos. Não deixe de elogiar seu sorriso. Seja criativo, mas natural. Não force a barra.

b. Jantar em casa.

Em casa você pode preparar a comida ou encomendar num restaurante. O que torna o momento especial é o clima, o ambiente e a apresentação geral, muito mais que a comida em si. Isso não quer dizer que você deve se contentar com um arroz com ovo e tudo bem (apesar de eu, particularmente, amar esta opção)

Se você vai deseja demonstrar seu amor através de atitudes, você pode cuidar do ambiente preparando um música calma e suave de fundo, uma iluminação de preferencia indireta, talvez uma arranjo de flores na mesa e um toque especial com algumas velas na mesa e quem sabe no quarto.

 

3. Ouça com atenção!

Esta é uma atitude que os homens precisam de muito treinamento até que se torne um hábito.

Ouvir com atenção não é a mesma coisa que escutar. Ouça o que ela tem a dizer. Olhe nos olhos dela enquanto ela fala. Elimine todas as distrações como celular, televisão e etc. Dedique toda a sua atenção a ela. Com esta atitude você está dizendo: Não há nada mais importante neste mundo que você. Isso a fará sentir-se valorizada.

Interaja com ela. Não fique apenas ouvindo com cara de paisagem, mesmo que você seja psicólogo. Concorde com ela, se interesse pelo que ela está dizendo e aproveite para conhecer seu coração, seus sonhos, seus anseios, seus medos.

Cuidado com as armadilhas! Não entre em discussões desnecessárias como trabalho e família. Mantenha a conversa amena e agradável.

Se perceber que a conversa está perdendo o foco do seu objetivo de valorizar seu cônjuge e demonstrar seu amor, planeje, escreva e leve com você se preciso, alguma frases especiais que vêm do seu coração demonstrando seu verdadeiro sentimento e não cópias de outros.

 

4. Bilhetes de apreço e amor.

Escreva alguns bilhetes pequenos em papel comum ou outro tipo de papel comprado especial para este fim.

Concentre-se para escrever de maneira legível. Não faça impresso no computador.

O papel, a caneta e a forma como você escreve demonstram seu amor tanto quanto o que você escrever, então, planeje os detalhes.

Depois de escrever quatro, cinco, oito bilhetes destes, espalhe as sementes. Deixe um dentro da bolsa, um na gaveta, dentro de algum material que certamente será visto, na carteira, etc. Não esconda os bilhetes, afinal, você quer que eles sejam encontrados.

Exercite sua criatividade ! Faça um desenho carinho, use elogios, escreva coisas que talvez você não teve ainda coragem ou jeito para dizer.

Ao escrever pense no sorriso que ela dará ao ler. Este sorriso significa muito. Talvez ele queira dizer: Ele sempre tão criativo. ou então: Ele sempre me surpreende. ainda: Ele ainda me ama. ou ainda: UAU! Não acredito que depois de tanto anos ele me escreveu um bilhete, finalmente ele está entendendo alguma coisa. rsrsrsr.

 

Cuidado com sua motivação

Não crie expectativas exageradas.

Eu não posso dizer que ao fazer uma dessas atitudes ou todos ou ainda algo que seja realmente inovador, surpreender ou caro, seu objetivo será alcançado. Afinal, eu não sei como está seu relacionamento, mas uma coisa posso garantir, se ele está bem e equilibrado será um UP, ele crescerá, aumentará de valor. Se seu relacionamento está morninho ou esfriando, quase gelado, apenas uma demonstração pode não ser suficiente para aquecê-lo mesmo que invista muito tempo ou dinheiro. Ainda assim, não desista! Repita! Insista! Supere-se a cada nova tentativa e começará a aquecer seu relacionamento.

 

Não tente demonstrar amor pelo motivos errados.

Manipular uma situação para satisfazer seus desejos a custa dos outros chama-se COBIÇA e isso é pecado.

 

Não deixe de fazer por que é difícil, caro ou exigem tempo.

Aquele que sabe o bem que deve fazer e não faz, nisso comete pecado. Tiago 4:17

 

Faça para agradar seu cônjuge.

O homem casado vive para agradar sua esposa e a mulher casa para agradar seu marido. 1 Coríntios 7:33.34

 

Não deixe de fazer para punir o outro.

Ninguém deseja o mal para si mesmo. Efésios 5:29

 

Tome a iniciativa, não espere que o outro faça por você.

Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você. Mateus 7:12

 

Marcelo Giovenardi está envolvido com trabalho de edificação de casais e famílias desde 2004 ministrando em retiros casais e congressos de família e atuando como coordenador do Veredas Antigas e facilitador de diversos cursos da UDF, Aliança, Crown, Educação de Filhos e Hombridade.

 

34 Flares Twitter 0 Facebook 34 34 Flares ×
  • Ola Marcelo

    Lindo artigo…muito edificante …… porem a referencia abaixo é em Tiago e não em galatas….
    Grande abraço….e que Deus continue te usando poderosamente…..

    Não deixe de fazer por que é difícil, caro ou exigem tempo.
    Aquele que sabe o bem que deve fazer e não faz, nisso comete pecado. Galatas 4:17

    • Pr. Marcelo

      Obrigado, Danielle.
      Corrigido o equivoco da referencia bíblica.

  • Fernando – IEBV

    Muito obrigado por enviar estes artigos. Que Deus continue abençoando abundantemente seu ministério. Um abraço.