0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A grande maioria dos casamentos começa com uma aparente boa relação ou pelo menos estável, mas basta que entrem na rotina e naturalmente, em função da adaptação, haverá uma batalha não declarada de poder e dominação. Se essa batalha não for conduzida com diálogo, entendimento e amor você pode se achar num casamento bomba relógio.

Minhas vontades contra suas vontades. Meu jeito contra seu jeito. Até a forma diferente como usa o tubo de creme dental. Pequenas tarefas do dia a dia vão se tornando grandes vilões.

O primeiro erro de muitos casais é nem perceber que pode estar armando a própria bomba.

O segundo erro é pensar que uma bomba armada somente atingirá o alvo desejado, mas ao ser detonada voluntária ou involuntariamente ela vai machucar outras pessoas que estiverem próximas (filhos, parentes, amigos) e até você mesmo.

 

O que é um casamento bomba relógio?

Uma bomba relógio é um dispositivo preparado para explodir, teoricamente, dando tempo para quem a arma fugir e não ser atingido e parecer que não é o culpado pela explosão.

Um casamento bomba relógio é aquele que lentamente deteriora por falta de investimento e atenção a pequenos, mas importantes detalhes quando pouco a pouco com comportamentos promovendo o distanciamento e consequentemente minam a confiança, o respeito, o amor.

Nenhum casamento se torna uma bomba relógio da noite para o dia. Na verdade, ela pode ser preparada até mesmo sem intenção (inicialmente).

Aqui pretendo demonstrar de maneira simples como um casamento chega a ser casamento bomba relógio e que atitudes podem contribuir para desarmar esta bomba.

Baixe aqui nosso primeiro infográfico Casamento Bomba Relógio, compartilhe e deixe um comentário dizendo o que você achou.

Casamento Bomba Relogio Infografico

NÃO PARE POR AQUI!!!      CONTINUE ATÉ O FIM

 

Como a bomba é armada?

São inúmeros os fatores que podem tornar um casamento bomba relógio um perigo para que está nele.

Não pretendo esgotar o tema, mas destacar alguns dos itens mais votados na pesquisa que realizamos em resposta a pergunta “o que pode contribuir para que um casamento se torne um casamento bomba relógio?”.

 

1. Desvalorização

Casamento Bomba Relogio Desvalorização1
Seja o dono da verdade
Seja o “fazedor” de regras
Seja excessivamente crítico

Se você faz com que os outros sintam que fazem tudo errado ou que são um erro, você provavelmente está armando uma poderosa e destrutiva bomba relógio ao ferir a identidade do seu cônjuge.

Casamento Bomba Relogio Desvalorização2Comentários críticos, normalmente agressivos ou sarcásticos, que reforçam características ou comportamentos contrários ao esperado (não necessariamente errados).

Desmerecer, invalidar e diminuir o que os outros fazem pode fazer você se sentir por cima, mas na verdade está oprimindo aqueles que uma hora poderão explodir de tanta pressão.

 

2. Falta de compromisso

Casamento Bomba Relogio Falta de CompromissoDiga que irá e não vá.
Diga que fará e não faça.

Se você pretende armar uma bomba no seu casamento basta não assumir a responsabilidade por fazer o casamento dar certo sem se preocupar com seu cônjuge.

Quando um dos dois não se compromete e deixa que o outro faça sozinho o que for preciso, isso gera uma grande frustração. Um sentimento de abandono,

 

3. Desinteresse

Casamento Bomba Relogio Desinteresse

Não participar, opinar, cooperar são formas de se manter indiferente, sem envolvimento mantendo-se distante.

Não dar atenção ao que o outro diz, pensa ou sente.

Insensibilidade com a necessidade ou condição do outro.

 

4. Prive o outro do seu carinho

Não toque, não beije, não elogie.

Seja relapso e negligente com as necessidades físicas e emocionais do seu cônjuge.

Casamento Bomba Relogio Falta de CarinhoColoque sua vontade sempre em primeiro lugar sem considerar a do outro.

Não se importar por dar de si mesmo em favor e para o bem do outro.

Apenas retribuir aquilo que você recebe. Não recebe nada, não de nada.

Surpreendentemente, esse fator foi o segundo mais votado pelos homens como capaz de contribuir para tornar um casamento bomba relógio.

 

5. Descontrole financeiro

Casamento Bomba Relogio Descontrole FinanceiroGaste mais que ganha.
Abuse do cartão de crédito.
Desconte suas frustrações em compras.

Não tenha prioridades, compare-se com outros, adquira os bens que você avalia que deve ter para competir com os outros.

O descontrole financeiro traz uma grande pressão adicional ao casamento com desconfiança, dissimulação e cobrança.

Seja realista e aprenda a contentar-se com o que você tem e valorizar o que você pode fazer sem deixar de sonhar com algo mais, mas não deixe a frustração do desejo de mais tirar de você a alegria e felicidade de aproveitar o que você já tem em suas mãos.

 

Estas são apenas algumas atitudes das mais votadas por homens e mulheres entre muitas que podem transformar um casamento promissor em um casamento bomba relógio.

 

 

Como desarmar a bomba?

Ainda na pesquisa fizemos um segunda pergunta “o que pode contribuir para desarmar um casamento bomba relógio?”.

Tanto homens como mulheres destacaram as mesmas respostas em ordem de prioridade.

As três respostas mais votadas estão interligadas e fazem menção a valorização.

 

1. Ouvir com atenção

A primeira resposta para homens e mulheres foi Ouvir com Atenção. Ouvir com atenção é mais que apenas identificar sons, é dar total atenção àquele que fala para perceber suas necessidades.

Casamento Bomba Relogio Ouvir com Atenção 1Ouvir com atenção é demonstração de o quanto o outro é importante, é valorizar o que o outro diz, ainda que seja repetitivo.

Ouvir com atenção não é presumir ou tentar adivinhar o que o outro vai dizer, não é completar as frases do outro.

Eu me lembro de um episódio de “Todo Mundo Odeia o Chris” (Episódio 12 – 2ª temporada) quando Rochelle, a mãe do Chris, chega em casa e conta sobre a colega do trabalho que pegou o grampeador e Julius não presta a menor atenção. Depois Julius tenta ser “razoável” e ajudar no problema imaginando que a colega de trabalho não tenha feito por mal e Rochelle fica brava dizendo que Julius estava defendendo a colega sem nem a conhecer. Chris diz “eu aprendi que quando se lida com uma mulher que tem um problema, a última coisa que ela quer receber de um homem é a solução”. No final do episódio Julius aprende que dar atenção e demonstrar que está entendendo o que Rochelle é o que a faz ter certeza que ele estava do lado dela.

Com base nisso, avalie-se: Você tem ouvido com seu cônjuge com atenção?

 

2. Reconhecimento

Reconhecimento é a manifestação da gratidão de algo feito por alguém. As pessoas, em geral, anseiam Casamento Bomba Relogio Reconhecimento 1pela aprovação. Pode ser feito por meio de presente, um cartão, um gesto especial (jantar, flores, uma viagem, um “prêmio”).

O reconhecimento do chefe é importante. O reconhecimento dos colegas é importante. O reconhecimento dos clientes ou que se relacionam com você é muito bom.

O melhor reconhecimento é aquele que vem da pessoa amada.

Infelizmente, muitas vezes nos abatemos quando fazemos algo esperando o reconhecimento e ele não vem. Sentimos que não vale a pena todo o esforço se ele não é valorizado, reconhecido.

 

3. Elogio

Casamento Bomba Relogio Elogio 1Elogio é a manifestação da apreciação que enaltece, destaca as qualidades, habilidades ou atributos, elevando, engrandecendo e fortalecendo a pessoa elogiada.

Quando a pessoa é sempre criticada isso pode não só fazer desmoronar seus sonhos, seu mundo, mas também tirar a confiança, segurança e vontade de fazer qualquer coisa.

O elogio tem o poder de colocar para cima a pessoa que o recebe.

Quando alguém recebe um elogio se sente valorizada, motivada e impulsionada a fazer mais e melhor, se sente segura, confiante a ir além.
Outra boa forma de você desarmar a bomba é começar a demonstrar claramente que tem interesse em resgatar o primeiro amor.

 

Nós organizamos um evento super especial para casais com o tema RESGATANDO O PRIMEIRO AMOR.

Saiba mais sobre o congresso de casais ou inscreva-se agora é garanta sua vaga.

 

Invista em seu casamento

SAIBA MAIS

 

Leia também o artigo “Invista Em Seu Casamento

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×